Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 2.7/5 (716 votos)




ONLINE
1




Partilhe esta Página



Total de visitas: 24317
Constelação Familiar
Constelação Familiar

 

 

É uma abordagem terapêutica fenomenológica, em parte explicada pelos Campos Mórficos, objeto de estudo do biólogo Rupert Sheldrake.

Embora já existam terapeutas que conduzam uma sessão de Constelação Familiar Individual, ela se realiza com mais força e eficácia terapêutica quando ocorre dentro de um grupo de pessoas, quer essas pessoas se conheçam ou não. Os pilares que fundamentam As Constelações Familiares são: A Alma, O Amor Cego e Incondicional dentro da Família, a Inclusão, a Justiça e o Campo Interativo formado pelos membros que participam da Constelação.

Por se tratar de um processo fenomenológico e bastante abstrato, quanto menor a interferência do conhecimento acadêmico e psicanalítico nesta terapia, maior serão os resultados obtidos pelas sessões de Constelações Familiares.

A união das várias pessoas que participam de uma Constelação Familiar faz surgir um “Campo Mórfico” ( Campos que conduzem forma e não energia) que direciona as pessoas participantes e também o terapeuta para o conflito vivido pelo cliente e também para a sua solução. crer em religiões, é necessário apenas estar aberto ao que ouvem, ao que sentem e ao que veem, durante uma sessão desta terapia.

Eis um caso prático: “A” veio a uma sessão de Constelação devido a uma profunda tristeza interior que sentia, aparentemente sem que houvesse um motivo concreto para tanta tristeza.

Terapeuta: o que te trás aqui? A: Sinto uma tristeza profunda e não vejo motivo para isso; Terapeuta : Quantos são em sua família? A: Somos minha irmã mais velha, meu pai e minha mãe; Terapeuta: alguém possui esta tristeza em sua casa? A: Minha mãe. Terapeuta: o que aconteceu com a sua mãe? A: a mãe dela morreu durante o parto. Terapeuta: por favor, escolha dentre as pessoas aqui presente uma que represente você, outra que represente sua mãe e uma outra que represente a mãe da sua mãe, sua avó e as posicione no centro desta sala, conforme uma representação mental que está em sua lembrança. Em seguida, o terapeuta conduz a sessão desta Constelação Neste caso em particular, o paciente (A) ao nascer já encontrou a mãe com intensa tristeza, devido à morte de sua mãe (avó de A) durante o parto.

Para a criancinha A, em decorrência do grande amor que sentia por sua mãe, a tristeza passou a ser um valor que ele inconscientemente carregara com muita honra durante toda a vida.

A mãe de A quando nasceu, devido ao grande amor que sentia pela sua mãe, queria inconscientemente seguir, a todo custo, a falecida para o além túmulo e passou a sua vida toda com uma profunda tristeza, sempre pensando em suicídio. Assim, a tristeza “sem sentido” que A sentia, foi assimilada através do amor incondicional que A sentia pela mãe.

Portanto, a Alma de A carregava consigo honrosamente e com muito orgulho, não apenas as virtudes de sua mãe como também as tristezas e as dores da Alma materna.

O terapeuta, de posse dessas informações e utilizando o Campo formado pelas pessoas presentes, possibilita desfazer este laço de dor entre A e sua mãe, permanecendo apenas o amor sadio que os une.

Quando decidir As Constelações familiares podem ser utilizadas para solucionar qualquer caso tratado pelas terapias comuns, em especial depressão, síndromes, câncer, quando houver atrito entre as relações familiares, suicídios, fracassos financeiros, etc.

As Constelações familiares também estão sendo utilizadas em contextos empresariais e outros mais onde existam a convivência de almas humanas. O que esperar As Constelações Familiares fazem efeito através de um novo olhar do cliente para uma situação que está inscrita no mais fundo da sua Alma. Os efeitos das constelações familiares também são aproveitados pelo grupo que delas participam.

O que impressiona àqueles que das sessões participam é a atuação do Campo morfogenético que flui por entre os membros da Constelação, comumente levando aos que estão de fora pensar que se trata de uma encenação teatral.

As imagem formadas pelo grupo familiar do cliente é essencial para que o resultado seja eficaz.

A Alma que anteriormente havia codificado uma certa informação, pode agora, através de um novo entendimento, criar novas possibilidades para o destino do cliente.

Efeitos mediatos – As Constelações familiares normalmente produz efeito entre todos os membros envolvidos no conflito familiar do cliente, embora todos os demais envolvidos não estejam presentes na sessão.

Por exemplo, caso a sessão seja para resolver um conflito entre pai e filho, quando apenas um dos dois esteja na sessão, é muito comum que o segundo, que não participou da terapia, venha a se comunicar com o primeiro alguns dias depois da sessão, quando não no mesmo dia. 

Efeitos Imediatos – o efeito de uma Constelação familiar é quase que instantâneo no cliente.

As imagens da formação familiar que o cliente percebe durante as sessões são essenciais para que a Constelação tenha um resultado eficaz. Com as novas imagens percebidas durante as sessões de Constelações, a Alma possui um novo entendimento dos fatos e “reformata” quase que imediatamente as informações passadas.

Embora o amor seja o mesmo, a Alma agora acredita que pode amar e ainda assim seguir destinos diferentes dos destinos dos ancestrais.

Em alguns casos mais complexos, a Alma necessita de um tempo maior para assimilar grandes e variadas informações que recebeu durante o processo.

A Constelação Familiar permite que a Alma do cliente ressignifique algumas informações que antes acreditava que era a única possível.

A Constelação Familiar permite também que a Alma do Cliente perceba que podemos amar nossos pais, irmãos e demais ancestrais, sem que para isso tenhamos que lhes seguir o mesmo destino.

Efeitos a distancia - O Campo morfogenético formados pelas Constelações Familiares possibilita que os efeitos desta terapia seja percebidos a distancia. Assim, uma mãe pode fazer uma sessão por um filho, um marido pela esposa, um irmão por uma irmã mais nova e assim por diante, de forma que os efeitos sobre a pessoa ausente são sentidos do mesmo modo como se presente ela estivesse. 

 

Risaldo Amaral

Para receber mais informações e ficar por dentro das novidades dos próximos vídeos, cadastre-se no formulário clicando no link abaixo. >>>>

 http://relisecoaching.com.br/